Por isso, vigiai, porquanto não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.
                                                                                                             Mateus 24:42

 

Como Instituição, atua na defesa e promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento solidário e sustentável e na incidência de políticas públicas, tendo a mística ecumônica como base.

Busca sempre em suas ações servir o ser humano, lutar pela defesa dos seus direitos e contribuir para sua promoção e desenvolvimento integral.

A Cáritas é reconhecida nacional e internacionalmente como entidade de utilidade pública federal, justamente por conta de transparência e legitimidade.

É uma organização que se traduz como rosto social da Igreja. Foi fundada por Dom Hélder Câmara, então secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 12 de novembro de 1956. Nasceu com o objetivo de articular nacionalmente todas as obras sociais católicas e coordenar o Programa de Alimentos doados pelo governo norte-americano por meio da CNBB.

Em 1996, a Cáritas Brasileira constituiu-se em entidade jurídica autônoma e já contava nessa época com 184 unidades diocesanas e 5 mil obras sociais filiadas. Com o término do programa de alimentos, a partir de 1974, a maioria dos Escritórios Regionais e muitas Cáritas Diocesanas fecharam, enquanto outras iniciaram outro processo de organização na perspectiva da promoção humana.

Ao longo dessa caminhada, a Cáritas brasileira redimensionou sua prática quanto às prioridades e à metodologia de seu trabalho. Paulatinamente, passou a dar ênfase na construção e conquista da cidadania através de relações democráticas e políticas públicas, articulada com as demais pastorais sociais e com o movimento popular. Seus agentes trabalham junto aos excluídos, muitas vezes em parceria com outras Instituições e Movimentos Sociais. Defendem e promovem a vida. Participam da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

Em nossa paróquia a Cáritas foi fundada aos  dias do mês de  de 1. Tendo como primeiro diretor o então pároco Pe. .

O trabalho desenvolvido pela Cáritas Paroquial em nossa comunidade busca a promoção humana, defendendo a vida e assistindo os carentes, por meio das pastorais e equipes de trabalho. Tais Trabalhos compreendem:

 

 

 

A pastoral assiste 200 crianças até 6 anos e durante o ano de 2009 assistiu 20 gestantes. É coordenada por Alzira Franco, e conta com a ajuda de vários líderes. A Pastoral da Criança está sub-dividida em 4 setores de nossa paróquia:

 

Agradecemos todos aqueles que tem contribuído com suas doações para a manutenção desse trabalho de promoção humana e defesa da vida.

Que Deus abençoe a todos.

  • Coordenadora : Queila / Fone:99185-9106
"Eu sou fã de São José"